Como pagar INSS autônomo
- 20/11/2024
- 12 minutos de leitura
- 433364 leituras
Se você busca uma aposentadoria com trabalho informal, precisa saber como pagar INSS autônomo. Confira abaixo o passo a passo completo.
Como pagar INSS autônomo
Se você está se perguntando “como faço para começar a pagar meu INSS” ou “como começar a pagar o INSS por conta própria”, este conteúdo é para você.
Confira o guia completo e veja como fazer o recolhimento previdenciário e garantia a sua aposentadoria como autônomo.
De acordo com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem cerca de 39 milhões de trabalhadores informais. Este número representa justamente 39% da população trabalhadora brasileira.
Este número surpreendente, no entanto, se torna preocupante quando pensamos que grande parte destas pessoas não efetuam o pagamento da previdência. Além de não garantirem uma aposentadoria, não possuem segurança contra acidentes, por exemplo.
O que é contribuinte individual?
Para começar, vamos te explicar o que é contribuinte individual. Este termo é o nome técnico para o autônomo que quer pagar o INSS. Ou seja, nada mais é que o trabalhador individual, que trabalha por conta própria, que faz os pagamentos do INSS.
Para se tornar um contribuinte individual, basta fazer o recolhimento previdenciário, ou seja, pagar as contribuições previdenciárias em dia, e garantir uma aposentadoria como autônomo.
Muitos pessoas que trabalham informalmente, entretanto, ainda não sabem como pagar INSS autônomo pela primeira vez. Assim, elas poderiam ser um contribuinte individual, mas ainda não são.
Portanto, vamos ajudar com um passo a passo para pagar INSS autônomo, para que todos consigam prosseguir com as contribuições previdenciárias e garantirem sua aposentadoria.
1. Faça a sua inscrição no PIS ou NIT
Para fazer a sua inscrição no INSS como autônomo, é necessário que você já tenha um cadastro no PIS (Programa de Integração Social) ou no NIT (Número de Inscrição do Trabalhador).
Estes são os registros de trabalhadores, como uma carteira de trabalho para autônomos. Portanto, é a partir desses registros que as autoridades te identificam e, consequentemente, você tem acesso aos benefícios sociais.
Carteiras de trabalho possuem PIS
Se você já trabalhou com carteira assinada, você já possui um PIS, pois ao solicitar sua carteira de trabalho é criado um registro pra você.
Se você ainda não trabalhou em um vínculo formal, o cadastro é rápido e fácil, podendo ser feito por meio do telefone ou da internet. O único requisito é ter 16 anos ou mais.
Então, procure um dos canais abaixo:
- Site: Acesse http://www.dataprev.gov.br/.
- Telefone: Pelo número 135.
- Agência: Procure a agência conveniada mais próxima de você.
O passo a passo para este cadastro é simples e intuitivo por qualquer um dos canais. Portanto, você não terá dificuldades. Lembre-se de informar que você deseja a opção de Contribuinte Individual e qual será a atividade exercida.
Não envie fotos
Não é necessário enviar foto de nenhum documento para os funcionários da Previdência Social. Apenas informe corretamente os seus dados.
Já tenho PIS, como saber o número?
Se você já tem o PIS, mas não sabe qual é o número, não se preocupe. É simples descobrir e vamos te mostrar quatro formas para isso.
Carteira de trabalho
Nas carteiras de trabalho mais recentes, você pode encontrar o número do PIS na primeira página de sua carteira de trabalho, localizado logo abaixo do campo PIS/PASEP . O número de seu registro é composto por dez ou onze dígitos e fica destacado em negrito no início da página.
Entretanto, se a sua carteira de trabalho for mais antiga, você poderá encontrar o número do PIS nas “Anotações Gerais”, nas últimas páginas de sua carteira.
Cartão do cidadão
O Cartão do Cidadão é tem o número do PIS estampado na sua frente. Simples de achar.
Este é um cartão utilizado para empregados acessarem os seus benefícios sociais e trabalhistas. Com ele é possível consultar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), o rendimento do PIS, o seguro-desemprego, entre outros.
Aplicativo Meu INSS
Existe a opção da consultar pelo aplicativo Meu INSS. Basta entrar na loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou App Store) e buscar por Meu INSS. O aplicativo a baixar deve ser esse abaixo:
É necessário utilizar o seu cadastro no Gov.br para logar. Em seguida, clique nos três risquinhos na parte lateral. O seu PIS aparecerá logo acima do seu CPF. Pode ser que ele esteja com o nome NIT, mas é o mesmo código.
Telefone
Se você prefere ter a ajuda de um funcionário da Previdência Social, é possível falar com um atendente pela Central de Atendimento da Previdência. Basta discar o número 135 e teclar na opção “5” para que possa ter acesso ao seu cadastro do PIS.
Obviamente é necessário ceder algumas informações para se identificar, mas nada muito complexo.
Outra opção pelo telefone é pela Caixa Econômica Federal, ligando gratuitamente para 0800 726 0207.
2. Escolha o tipo de contribuição mais adequado
Voltando ao nosso passo a passo para pagar INSS autônomo, após fazer o seu cadastro ou resgatar o seu número PIS, você deverá escolher a sua categoria de de contribuição. Existem diversas formas, mas se você busca como pagar INSS autônomo, a categoria ideal é “Contribuinte Individual”.
As formas de contribuição recebem códigos diferente de como pagar o INSS autônomo. Veja abaixo os tipos de contribuições previdenciárias mais comuns e suas características e principais diferenças.
1007 – Contribuinte Individual com recolhimento previdenciário mensal
Esse é o código mais popular dentre as contribuições previdenciárias. A partir dele você tem o direito de tanto se aposentar, seja por idade ou por tempo de contribuição.
A quantia de pagamento deste código é de 20% da sua renda, com o piso sendo o salário mínimo e o teto de R$ 7,786,02.
1104 – Contribuinte Individual com recolhimento previdenciário trimestral
O código 1104 tem características similares ao código 1007, ou seja, também garante o direito de se aposentar por idade e por tempo de contribuição. Porém, existe a diferença de recolher o imposto a cada três meses.
Atenção, o pagamento feito a cada três meses deve ser referente ao trimestre inteiro, ou seja, você paga a mesma quantidade que pagaria com o 1007, mas em intervalos diferentes.
1163 – Contribuinte Individual com recolhimento previdenciário mensal
Esse código tem a vantagem de cobrar um imposto de apenas 11% sobre o salário, ou seja, aproximadamente a metade dos códigos acima. Entretanto, ele tem a desvantagem de oferecer somente a aposentadoria como autônomo por idade.
1180 – Contribuinte Individual com recolhimento previdenciário trimestral
Este é o código idêntico ao 1163, detalhado acima, mas com pagamentos trimestrais. Ou seja, você paga os 11% sobre o salário, mas a cada três meses.
1287 – Contribuinte Individual Rural com recolhimento previdenciário mensal
Assim como o nome sugere, esse código é destinado a trabalhadores autônomos rurais. Ele é semelhante ao 1007, com a única diferença de que é destinado a trabalhadores rurais.
1236 – Contribuinte Individual Rural com recolhimento previdenciário mensal
Este também é destinado a trabalhadores rurais, mas com a alíquota menor, de 11%. Entretanto, assim como o 1180 e o 1163, este código permite somente a aposentadoria como autônomo por idade.
3. Emitir e preencher a GPS
Se você quer saber como fazer carnê do INSS autônomo, ou seja, como pagar INSS autônomo pela primeira vez, tenha atenção neste ponto. Agora é a hora de preencher a GPS (Guia da Previdência Social).
A GPS é o que se chama de carnê de INSS, pois é onde o órgão faz o recolhimento previdenciário.
Ela pode ser gerada através do site da Previdência Social ou no aplicativo Meu INSS, com preenchimento online. Veja um passo a passo de como emitir e preencher a GPS.
Passo a passo para pagar INSS autônomo
Acesse o site da Previdência Social ou o aplicativo Meu INSS e entre com a sua conta Gov.br. Então, clique em Emitir Guia de Pagamento (GPS) e em Continuar.
Então, preencha os campos com atenção e, ao terminar, clique em Confirmar. Releia para confirmar se está tudo certo e, se estiver tudo em ordem, clique em Confirmar novamente.
Preencha com atenção
Os dados precisam estar 100% corretos, pois até mesmo os pequenos erros podem gerar problemas para o pagamento ou para o recolhimento previdenciário, atrapalhando a sua aposentadoria como autônomo.
Indique a competência (mês e ano ao qual o pagamento se refere), o salário e o código de pagamento. Novamente, reveja as informações e clique em Confirmar.
Agora, basta clicar em Gerar GPS. O sistema vai gerar um documento para pagamento, também conhecido como carnê de INSS.
É importante lembrar que existe ainda a guia física, ou seja, um carnê manual. Se você está se perguntando onde comprar carnê do INSS, entretanto, é muito difícil de achar atualmente, uma vez que o preenchimento online é mais simples e seguro.
4. Pague a GPS mensalmente
Chegamos, portanto, ao ponto final para você que quer descobrir como começar a pagar o INSS por conta própria.
Com a GPS preenchida e o documento de pagamento gerado, basta pagá-lo. Você tem duas opções: pagamento via pix, pelo aplicativo do seu banco, ou por boleto, sendo que você também pode fazer pelo seu aplicativo de banco ou indo até um banco ou casa lotérica mais próxima.
O ponto importante é que a GPS sempre vence no dia 15 do mês seguinte ao da contribuição. Ou seja, se você quer pagar o imposto referente ao mês de agosto, deve fazê-lo até o dia 15 de setembro.
Em caso de pagamentos trimestrais, também tem vencimento no dia 15 seguinte aos meses trabalhados, não podendo pulá-los.
Pagar INSS atrasado pode gerar multas ou até mesmo computar o pagamento somente no mês seguinte. Ou seja, é totalmente recomendado que você tenha atenção para não pagar INSS atrasado e se manter em dia.
Benefícios de pagar o INSS de autônomo
Agora você já sabe como pagar INSS autônomo pela primeira vez. Mas você já entendeu porque isso é tão importante? Além da garantia de aposentadoria como autônomo, seja por tempo de trabalho ou por idade, existem outros benefícios. Veja:
- Aposentadoria por invalidez,;
- Reabilitação profissional;
- Salário maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão;
- Auxílio-doença;
- Salário família.
Portanto, o contribuinte individual tem os mesmos benefícios que são oferecidos pelo INSS para desempregado, para incapacitados ou qualquer outra situação que seja um empecilho.
Quer saber mais sobre educação financeira e ter controle total sobre a sua vida econômica?
Veja algumas perguntas frequentes sobre este assunto
Como pagar INSS autônomo
Para pagar o INSS autônomo, basta se cadastrar como contribuinte individual, gerar um carnê de INSS (GPS) e pagá-lo. Sugerimos que leia o conteúdo completo com atenção para entender cada detalhe.
Onde comprar carnê de INSS
O carnê de INSS pode ser preenchido online. Se você prefere o físico e quer saber onde comprar o carnê de INSS, sugerimos que confira em papelarias e bancas de jornal próximas a você. Entretanto, saiba que é raro encontrar este material físico nos dias de hoje.
Com quantos anos pode começar a pagar o INSS?
A partir de 16 anos é possível se tornar um contribuinte individual.
Sou autônomo como faço para pagar o INSS?
Para pagar o INSS autônomo, basta se cadastrar como contribuinte individual, gerar um carnê de INSS (GPS) e pagá-lo. Sugerimos que leia o conteúdo completo com atenção para entender cada detalhe.
Posso pagar INSS atrasado?
Sim é possível pagar INSS atrasado. Entretanto, isso pode gerar multas ou até mesmo computar o pagamento somente no mês seguinte. A recomendação é que você tenha cuidado para não pagar INSS atrasado, estando sempre em dia.
Ainda tem dúvidas sobre como pagar INSS autônomo? Deixe seu comentário abaixo e a equipe da Financera Brasil vai te ajudar.
Mais recente Finanças pessoais
Publicações
Comparações
Empresas
Guias
Perguntas
Explore nossas seções
Entre
Ou entre com seu e-mail
O nome de usuário ou senha está incorreto.
Código de autenticação:
Aprenda a investir
Na Financera.com você aprende a investir e fazer o seu dinheiro render ainda mais!
Descubra mais conteúdos do nosso blog e aumente o seu potencial.
Investimentos para iniciantes
Passo a passo para investir
Conteúdos novos com frequência
Avalie
Obrigado por escolher
Compartilhe sua experiência e ajude outras pessoas a escolherem a empresa certa.
Avalie agora