O que é conta corrente e quais as suas vatanges

Autor:  Ricardo Laizo
|
Atualizado: 20/11/2024

A conta corrente, basicamente, é a sua “carteira digital”, por onde você movimenta sua vida financeira. A conta corrente é onde está o seu dinheiro, por onde chegam novos recebimentos e você efetua pagamentos.

Além disso, a conta corrente oferece diversas outras funcionalidades, como empréstimos, opções de investimento e outras ferramentas para organizar e gerenciar as suas finanças.

O que é conta corrente

Se você ainda não sabe o que é conta corrente, vamos te ajudar a descobrir tudo!

Geralmente, a abertura de uma conta corrente se dá junto ao início da vida profissional, quando a pessoa passa a receber seus primeiros valores. E muitas vezes a utilizamos somente para receber estes valores e pagar algumas contas do dia a dia.

Entretanto, esta conta tem muito mais funções do que somente receber pagamentos. Além do já famoso pix, podemos citar os depósitos e os empréstimos.

A conta corrente tem diversas vantagens, mas também é, em certa parte, uma necessidade. Imagine viver sem conseguir receber ou realizar pagamentos digitais. No mundo em que vivemos, isso é praticamente impossível!

Nesse guia vamos abordar o que é conta corrente, se conta corrente paga taxa, como funciona a conta corrente, qual a melhor conta corrente, qual o melhor banco para conta corrente, qual a vantagem da conta corrente e a diferença entre conta corrente e conta poupança.

Como funciona a conta corrente

A conta corrente é um serviço oferecido por instituições financeiras que garantem o recebimento e o envio de dinheiro de forma rápida e segura.

Em outras palavras, ela é uma “carteira digital”, por onde você movimenta sua vida financeira. Ou seja, é onde está o seu dinheiro, chegam novos recebimentos e você efetua pagamentos, além de outras atividades.

Todas as pessoas que precisam realizar transações financeiras, por menores que sejam, precisam de uma conta corrente.

Requisitos para abrir uma conta corrente

Agora você já sabe o que é conta corrente, mas sabe quem pode ter uma? Não existem muitos requisitos para a abertura de uma. Este tipo de conta pode ser aberta por pessoas ou empresas.

Para pessoas físicas, basta ser maior de 18 anos ou maior de 16 anos com emancipação ou acompanhamento e autorização legal de um responsável.

Além disso, é necessário apresentar documentos de identificação, como RG e CPF, comprovante de residência e, caso já possua, comprovante de renda, como contrato de estágio ou carteira de trabalho.

Grande parte das empresas que ofertam um primeiro emprego, como para jovens aprendizes, também auxiliam na abertura da conta.

Conta corrente para empresa

Para abrir uma conta corrente para empresa, ou seja conta corrente PJ (pessoa jurídica), basta que a empresa tenha um CNPJ ativo. O CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas é a identificação da empresa, como se fosse um RG.

Conta corrente para negativados

Você sabe o que é conta corrente para negativados?

Uma dúvida comum é se negativados podem abrir uma conta corrente. A resposta é sim, é possível que pessoas com o “nome sujo” abram uma conta, uma vez que algumas instituições financeiras oferecem essa possibilidade.

Entretanto, pode ser mais difícil de encontrar essas instituições e algumas delas oferecerão somente contas correntes com poucas funcionalidades e sem disponibilidade de crédito, como cartões ou cheques.

Já a conta corrente PJ não serve para negativados, uma vez que as empresas precisam estar totalmente regulares para efetuar a aberta de uma conta.

Tipos de conta corrente: qual é o melhor para você?

A resposta sobre o que é conta corrente é complexa pois há diferentes tipos de conta e cada uma delas possui características específicas. Conheça a seguir os principais tipos de conta corrente e entenda qual se adequa melhor à sua realidade.

Conta corrente gratuita

A boa notícia é que toda instituição financeira tem, por regra, a obrigatoriedade de oferecer ao menos uma opção de conta corrente sem custos ao cliente. Isso é o que determina a Resolução 3.919/2010 do Banco Central.

Portanto, nem toda conta corrente paga taxa, pois até mesmo os bancos mais tradicionais oferecem uma conta grátis. Já nas instituições mais novas, que oferecem contas digitais, a conta corrente grátis sempre foi o intuito.

Mesmo que essas contas não tenha muitas funcionalidades, é necessário que seja composta pelas funções básicas, mesmo que limitada.

Os serviços incluídos no pacote da conta corrente gratuita são:

  • Cartão para uso da função débito;
  • Quatro saques por mês;
  • Até dez folhas de cheque por mês, caso o banco ofereça este tipo de pagamento;
  • Duas transferências bancárias entre contas da mesma instituição financeira.

Conta corrente para estudantes

Grande parte das instituições também oferecem contas correntes exclusivas para estudantes, seja de curso técnico, graduação ou pós-graduação.

Essas contas são muito semelhantes às contas correntes tradicionais, mas com isenção das taxas ou até mesmo gratuidade. A diferença para as contas grátis citadas acima é que as contas estudantis possuem limite um pouco maior para uso das funcionalidades, ainda que sejam limitadas.

Para ter direito a esta conta, caso a instituição ofereça a modalidade, basta apresentar o comprovante de matrícula. Entretanto, algumas instituições limitam alguma renda para as contas estudantis para pessoas, o que dificulta para alguns alunos.

Se você estava achando que toda conta corrente tem taxa, essa pode ser uma boa saída.

Conta corrente com mensalidade

Outra opção é a conta corrente mais robusta, com funcionalidades ilimitadas. Ela é acompanhada de uma tarifa mensal ou de algum requisito, como movimentação mínima por mês. Portanto, é uma conta corrente tem taxa.

Além de limite muito superior nas funções tradicionais, como saque e transferência entre contas, essa modalidade de conta corrente normalmente oferece cartão com função débito e crédito.

Conta internacional

Para quem planeja viagens internacionais, precisa enviar ou receber dinheiro de fora do país ou simplesmente gosta de fazer câmbio, existem as contas internacionais.

A grande vantagem deste tipo de conta é que você tem muito mais facilidade e paga muito menos taxas quando está fora do país.

Qual a diferença entre conta corrente e conta poupança

Você já sabe o que é conta corrente, mas existe outra opção muito comum: a conta poupança. Veja a diferença entre conta corrente e conta poupança agra.

Em alguns casos, ao se tornar correntista de um banco, você já passa a ter acesso também a uma conta poupança, que fica conectada à conta corrente de alguma forma.

Se a conta corrente tem como foco as transações financeiras, a conta poupança é justamente o contrário: uma boa opção para um dinheiro que receberá poucas movimentações.

Assim, a conta poupança normalmente não tem tarifas ou possui tarifas muito baixas e não é possível fazer movimentações constantes com o dinheiro. Ou seja, a conta poupança não oferece cartão e não é possível sacar ilimitadamente.

Por outro lado, tem um fator positivo: o dinheiro da conta poupança rende. Ou seja, enquanto ele está lá, sem movimentações, ele se multiplica. Portanto, a conta poupança é um tipo de investimento. Não está entre os mais rentáveis, mas é sim um investimento.

Se você quer saber qual a vantagem da conta corrente frente à conta poupança ou vice-versa, veja uma tabela que detalha a diferença entre conta corrente e conta poupança.

Funcionalidade / Benefício Conta Corrente Conta Poupança
Movimentar o dinheiro ilimitadamente
Cartão de débito/crédito
Cheque especial disponível
Transferências por pix
Disponível para menores de idade
Rendimento mensal do dinheiro
Taxas reduzidas

O que é cheque especial

Cheque especial é um limite pré-aprovado de “empréstimo para urgências”. Ou seja, é um valor que você tem disponível para gastar mesmo se não tiver dinheiro na conta, ficando literalmente com o saldo negativo.

Algumas contas correntes oferecem esta possibilidade e ela fica disponível sem que o correntista precise solicitar.

O cheque especial é uma boa saída para quem tem alguma urgência e precisa de dinheiro na hora. Entretanto, a taxa de juros do cheque especial é muito alta e deve ser utilizada somente em último caso.

Como abrir conta corrente

Agora que você já sabe como funciona a conta corrente, veja a seguir um passo a passo de como abrir conta corrente e tire todas as suas dúvidas.

1. Avalie a necessidade

Este tipo de conta possui vantagens e desvantagens em comparação com a conta poupança. Portanto, a sugestão é avaliar a necessidade real. Se a conta poupança funciona para você, ela pode ser uma opção melhor.

2. Escolha o tipo de conta

Ao decidir pela corrente, escolha qual o tipo de conta você prefere: conta digital, conta estudantil, conta gratuita…

Reveja as opções e defina a que se adequa melhor à sua realidade.

3. Escolha uma instituição financeira

Depois de escolher o modelo de conta, veja quais são as instituições que oferecem essa opção. Aqui é importante avaliar bem os prós e contras de cada uma das empresas. Se atente ao Reclame Aqui e às páginas destas empresas na Financera Brasil.

4. Certifique-se de que você cumpre os requisitos

Algumas contas possuem requisitos, seja de renda ou de atuação. Portanto, verifique atentamente cada um dos requisitos da conta que você escolheu e, se você não estiver apto neste momento, escolha outra opção.

5. Reúna a documentação

Então, junte a documentação necessária para comprovar os requisitos e se apresentar à instituição. Os documentos básicos são o documento de identificação e o comprovante de residência.

Entretanto, caso sua escolha seja de uma conta superior, pode ser necessário apresentar comprovante de renda, por exemplo. Portanto, veja quais são os documentos necessários e já os separe.

6. Assine o contrato

Com tudo pronto, basta ir até a agência mais próxima ou baixar o aplicativo do banco, caso seja uma conta digital, e apresentar a documentação.

Pronto! Agora você sabe como abrir conta corrente e pode começar com a sua.

Qual o melhor banco para conta corrente?

Existem aproximadamente 50 instituições bancárias no Brasil. Portanto, na hora de abrir uma conta é possível fazer uma escolha cuidadosa e evitar problemas futuros.

Além da oportunidade de escolha, o fato de existirem tantos bancos assim, faz com que a concorrência entre eles diminua as tarifas das contas. Mas não se preocupe, mesmo diante de tanta opção, vamos te ajudar a entender qual o melhor banco para conta corrente.

Se você busca qual a melhor conta corrente e a melhor instituição para abri-la, entretanto, não é possível afirmar tão diretamente. Isso porque cada pessoa tem as suas particularidades e pode precisar de uma conta específica.

Mas não se preocupe, ainda assim vamos te ajudar a encontrar qual a melhor conta corrente para você.

Para escolher a instituição ou a melhor conta corrente para a sua realidade, confira cada um dos fatores abaixo.

Taxas e tarifas

O primeiro aspecto que o consumidor deve comparar antes de escolher um banco para abrir a conta corrente são as taxas e tarifas cobradas. Os bancos cobram uma taxa anual ou mensal, a título de manutenção da conta. Porém, como já citamos, é possível encontrar diversas opções gratuitas.

Portanto, avalie as tarifas, inclusive se a gratuidade serve para você.

Aplicativo

Atualmente, todos os bancos já possuem aplicativos para celulares e geralmente o acesso é feito 90% das vezes pelos dispositivos móveis. Portanto, na hora de abrir uma conta, avalie também se o aplicativo daquela instituição funciona bem e é fácil de utilizar.

Reclamações

A melhor maneira de saber se uma empresa é boa, é por meio do relato de seus clientes reais. Desta forma, uma boa sugestão é conversar com seus amigos que já possuem conta nas instituições avaliadas e ouvir o que eles acham.

Outra opção é pesquisar sobre as instituições na internet. Além do Reclame Aqui, veja também a análise e os comentários feitos na Financera Brasil.

Opções de crédito

Os bancos oferecem crédito, como empréstimos e financiamentos, para correntistas. Inclusive, muitas de vezes esse crédito é mais barato que as opções do mercado, uma vez que o banco já tem o histórico do cliente.

Veja, então, quais as taxas de juros de cada banco, pois isso pode ser um diferencial a longo prazo, caso você precise de um empréstimo. Confira também a opção de cheque especial. Qual o limite praticado e a taxa de juros média da instituição.

Agência / Caixa eletrônico

Atualmente, é menos comum utilizar o dinheiro físico, em papel moeda. Entretanto, ainda é necessário e pode ser de grande ajuda em algumas situações.

Assim, é importante avaliar também se este banco possui agência ou caixa eletrônico perto de você, ou se vai ser difícil encontrar algum lugar para sacar ou depositar dinheiro.

Investimento

Alguns bancos também oferecem a opção de investir diretamente com a sua conta corrente. Para pessoas que já têm o costume de investir ou simplesmente querem começar a entender mais sobre esta área, as alternativas de investimento do banco podem ser um diferencial, tanto negativo quanto positivo.

Atendimento

Você já passou por algum problema e teve dificuldades em conseguir ajuda da empresa? Imagine passar isso envolvendo o seu dinheiro. Ao escolher um banco para abrir a sua conta corrente, certifique-se de que o banco tem um bom atendimento.

Agora que você já sabe o que é conta corrente e talvez até já conseguiu abrir uma, que tal saber mais sobre as finanças pessoais e garantir economias saudáveis?

Ainda tem dúvidas sobre o que é conta corrente ou como funciona a conta corrente? Fale com a Financera Brasil e a nossa equipe vai te ajudar.

Nosso Compromisso com a Transparência
Na Financera, temos o compromisso de te ajudar com suas finanças. Todo o nosso conteúdo obedece às nossas Diretrizes Editoriais. Somos transparentes sobre como avaliamos produtos e serviços em nosso Processo de Review e como ganhamos dinheiro em nossa Divulgação do anunciantes.
Autor Ricardo Laizo

Ricardo é o Country Manager da Financera Brasil. Há mais de três anos estuda e ensina sobre finanças através de artigos e demais conteúdos online. Seus materiais já alcançaram e auxiliaram mais de 1 milhão de pessoas em todo o Brasil.

Compartilhe no