Veja tudo que você precisa saber para começar a investir no fundo imobiliário em 2022.
Como começar a investir no fundo imobiliário
O fundo de investimento é um tipo de aplicação financeira na qual há cotistas aplicando dinheiro em fundos através de seus gestores. O procedimento é parecido com os investimentos em ações da Bolsa de Valores, mas a diferença é: é aplicado dinheiro em imóveis, e não em empresas.
As aplicações são investidas em fundos que incluem imóveis como: shopping, escritórios, edifícios comerciais, entre outros. O rendimento que o cotista recebe é proveniente do aluguel mensais cobrado nessas propriedades. Ao invés de comprar um imóvel para fazer rendimentos através do aluguel, há fundos destinados para quem está interessado em receber uma “cota” do gerado sem arcar com impostos.
Qual a melhor corretora de valores?
Essa é uma pergunta que você deve estar fazendo. Qual a melhor corretora de valores para pequenos investidores ou iniciantes? Pois a resposta vai depender também dos seus objetivos e perfil de investidor. É claro que, para investir com segurança você deve optar por uma corretora com credibilidade no mercado, então acompanhe algumas dicas para escolher uma boa corretora:
- Analise as opções do mercado e confira as taxas de cada corretora de valores. É importante saber quanto você vai pagar de corretagem antes de começar a investir.
- Faça pesquisas em sites como Reclame Aqui e veja a pontuação da corretora antes de investir seu dinheiro.
- Conheça o seu perfil de investidor! Nem sempre a melhor corretora indicada pelo influenciador é a correta certa para você.
- Comece a investir com pouco dinheiro e vá conhecendo os sistema da corretora, até adquirir confiança.
- Nem sempre a mesma corretora vai oferecer os melhores tipos de investimentos, por isso, avalie abrir uma conta e mais de uma corretora, se você pretende obter mais vantagem e margem de negociação.
- Tire todas as suas dúvidas e saiba se o atendimento ao cliente é eficiente, afinal será útil em caso de algum contratempo.
Passos
Faça um cadastro em uma corretora
O primeiro passo para aplicar em um fundo imobiliário é se cadastrar em uma corretora. As cotas, assim como as ações, estão disponíveis na Bolsa e Balcão. Não tem como ter acesso aos fundos de investimento sem ter um cadastro na corretora.
Esse cadastramento pode ser feito através da instituição bancária que você possui uma conta corrente, por exemplo. No cadastro é necessário informar seus dados pessoais, dados profissionais e renda e patrimônio. O cadastro é rápido e fácil.
Defina o seu objetivo
Antes de fazer qualquer investimento, é importante refletir sobre quais são as metas que você deseja alcançar. Não adianta fazer um investimento a longo prazo, mas querer resultados em poucos meses para usar em uma emergência. Tenha em mente se o seu objetivo é de retorno em pequeno, curto e médio prazo.
É possível fazer um planejamento para viver de renda no futuro. Mas também pode ser uma boa opção para quem não quer perder o valor de compra do seu dinheiro. Seja qual for o seu objetivo, tenha em mente qual é a sua meta.
Contrate um gestor profissional
Nós recomendamos que você contrate um gestor de imóvel para analisar os melhores investimentos no fundo imobiliário. Apesar da ser cobrada uma taxa de administração por esse gestor, um profissional que conhece e acompanha o mercado imobiliário vai ter uma visão mais ampla e assertiva do que um leigo.
Os gestores imobiliários tem um objetivo em comum com você: ganhar dinheiro! Esses gestores analisam bem as condições do imóvel para tomar a decisão sobre qual fundo é atrativo.
Normalmente, os gestores aplicam em fundos diversificados, o que faz diminuir o risco do investimento e aumenta as chances de um bom retorno financeiro.
Diversifique sua carteira de investimentos
A diversificação de investimentos é uma estratégia para dar maior segurança ao investidor e diminuir o seu prejuízo.
De modo geral, isso significa um equilíbrio entre investimentos de renda fixa e rendas variáveis, o qual o fundo imobiliário faz parte. No entanto, na carteira de fundo imobiliário também é necessário diversificar os seus investimentos para aumentar a sua rentabilidade.
Atualmente, é possível fazer o investimento em cinco tipos de fundo imobiliários diferentes:
- Fundos de Tijolo
- Fundos de Papel
- Fundos de Fundo
- Fundos Híbridos
- Fundos de Desenvolvimento
Cada tipo de fundo possui suas características próprias e o risco de investimento diferente. Ter uma variação de tipos de fundo imobiliário em sua carteira amortece os riscos e amplifica os rendimentos
Já sabe como investir em criptomoedas? Acompanhe as dicas aqui!
Aprenda sempre
Para qualquer tipo de investimento vale a máxima de que conhecimento nunca é demais. Mesmo que você não tenha muito conhecimento técnico é importante aprender sobre os fundos imobiliários, como funcionam e quais as categorias mais indicadas para o seu perfil de investidor.
Mesmo que você contrate um gestor profissional ou esteja com uma corretora de valores que forneça indicações de investimentos, cabe a você, investidor, saber onde seu dinheiro está sendo aplicado, até para que você possa medir os riscos e maximizar os ganhos.
Hoje, é possível acompanhar muitos canais de finanças confiáveis nas redes sociais e aprender sobre fundos imobiliários de maneira simples e segura. Veja aqui nossa lista de canais de investimentos no Youtube.
Algumas corretoras também oferecem cursos gratuitos para seus clientes, fique de olho nas oportunidades.
Confie no processo de investimento
Assim como os fundos imobiliários, todo tipo de investimento leva tempo para entregar resultados e, muitos investidores iniciantes se precipitam por não receber os valores desejados.
Confie no processo de investimento, conheça a corretora e o fundo imobiliário que você está investindo e, acompanhe o desenvolvimento ciente do prazo de retorno de lucro sobre o dinheiro investido.
Desta forma, você terá mais segurança e poderá expandir os seus investimentos em fundos imobiliários com a certeza de que fez um ótimo negócio!