O que fazer em caso de extravio de bagagem

  • 20/11/2024
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O que podemos fazer em caso de extravio de bagagem? Saiba que a empresa tem até 7 dias para providenciar a devolução!

Esperar a bagagem em frente a esteira para sair do aeroporto o mais rápido possível e começar a aproveitar a viagem, é o que todo passageiro espera. Entretanto, esse momento pode gerar uma grande frustração ao perceber que a bagagem não chegou ao seu destino.

Um dos maiores medos de um passageiro é perder a sua mala, onde estão todos seus pertences para a viagem. Infelizmente, essa é uma das reclamações mais comuns em companhias aéreas. Por isso, fizemos um artigo para explicar o que é extravio de bagagem, o que fazer em caso de extravio, e o que esperar de indenização.

O que é extravio de bagagem?

O extravio da bagagem significa que a mala, por algum motivo, não foi despachada. Em primeiro momento, o passageiro percebe o extravio da sua bagagem por ela não aparecer na esteira, após a sua viagem. Ou seja, o passageiro chega ao seu local de destino, mas a sua bagagem, não.

Há diversos motivos que podem causar o extravio da bagagem. Uma das razões mais comuns de extravio é quando é feita uma conexão de voo. Isto porque, durante a troca de aeronave, muitas vezes a bagagem não é enviada para a próxima aeronave. Mas, também é possível que a própria companhia aérea tenha cometido uma falha no processo de check-in e de colocar a bagagem na esteira.

Não tão frequente como as razões citadas acima, pode ser que a bagagem sofra o extravio devido ao um furto cometido por alguém dentro do aeroporto. Outra hipótese, é que muitas vezes a mala é parecida com a de outra passageiro, e este pode pegar por engano a de outra pessoa.

O que fazer em caso de extravio de bagagem?

É recomendado que o passageiro procure um funcionário da companhia aérea no próprio local de desembarque, e informe a ele sobre a sua perda de bagagem. O funcionário deve explicar o que é extravio de bagagem e dar os próximos passos para resolver a situação. Caso você não procure a empresa área no momento, você ainda terá 15 dias após o desembarque para entrar em contato.

Após a reclamação, você receberá o RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem) para preencher as suas informações e registrar formalmente a perda da sua mala. Nesse documento, você informará os seus dados pessoais, dados do voo, e dados da bagagem. O comprovante do despacho da bagagem será necessário nessa ocasião.

De acordo com a Anac, a companhia aérea terá o prazo de devolver a sua bagagem em até 7 dias, para voos domésticos, e prazo de 21 dias, para voos internacionais. A empresa ficará responsável de entregar a bagagem em seu endereço após encontrá-la. Durante esse período, gastos com itens de primeira necessidade serão compensados pela empresa.

Qual o valor da indenização por extravio de bagagem ?

Não sendo encontrada a sua bagagem, a empresa deverá comunicar isso ao passageiro e pagar indenização pela perda da mala. Além disso, o passageiro também terá direito a indenização da cobertura do seguro viagem, caso tenha contratado.

O valor da indenização por extravio de bagagem em companhias nacionais é de R$3.450. Por sua vez, a indenização coberta pelo seguro, será no valor estipulado no contrato. Ainda, a Lei estabelece que a companhia área deve uma uma ajuda de custo de R$305 para auxiliar o passageiro nas compras emergenciais.

Conheça sempre os seus direitos e os faça valer. Fique de olho nas dicas da Financera!

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Uma advogada que se interessou pelo mundo das finanças e decidiu ajudar as pessoas a organizarem as suas vidas financeiras.

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