Além do valor recebido, é necessário pagar algumas taxas e impostos cobrados pelo Simplic ou até mesmo pelo governo brasileiro. Veja abaixo quais são e os seus valores.
Taxa de juros
O principal custo de um empréstimo são as taxas de juros que a empresa que está realizando o crédito cobra. No Simplic, estas taxas podem variar entre 15,8% e 17,9% ao mês.
Impostos
É necessário pagar também o Imposto sobre operações de crédito (IOF). Este é um custo padrão, que não é recebido pela empresa, mas sim pelo governo. Ele varia entre 0,082% a 0,38% por dia.
Tarifa do serviço
Esta é uma taxa cobrada pelo Simplic para fins operacionais. Independente do valor do seu empréstimo, ela tem um custo fixo, que seria para o seu cadastro e para emitir as documentações do empréstimo. O valor total da tarifa é R$100.
Custo Efetivo Total
Após somados todos estes custos, chega-se então ao CET, que é o valor total que você pagará pelo empréstimo. No Simplic, este valor varia de 572,32% a 1777,54% ao ano. Ou seja, ao fim do empréstimo, você pagará entre 5 e 17 vezes o valor emprestado.