Conta corrente: conheça as melhores opções em 2024

Autor:  Thaina Geniselli
|
Atualizado: 03/07/2024

A conta corrente é destinada para pessoas que necessitam movimentar a sua conta constantemente. Ela permite o recebimento de pagamentos e depósitos com facilidade e rapidez, além de outras vantagens em seus serviços.

Saiba como funciona uma conta corrente, entenda funções que não são tão conhecidas e descubras as melhores opções para novos clientes em 2024.

A conta corrente

Geralmente, a abertura de uma conta corrente se dá junto ao início da vida profissional, quando a pessoa passa a receber seus primeiros valores. E muitas vezes a utilizamos somente para receber estes valores e pagar algumas contas do dia a dia.

Entretanto, a conta corrente tem muito mais funções do que somente receber pagamentos. Além do já famoso pix, podemos citar os depósitos e os empréstimos.

A conta corrente tem diversas vantagens, mas também é, em certa parte, uma necessidade. Imagine viver sem conseguir receber ou realizar pagamentos digitais. No mundo em que vivemos, isso é praticamente impossível!

Nesse guia vamos abordar as dúvidas mais frequentes sobre conta corrente, para que você entenda como ela funciona e saiba como utilizá-la da melhor maneira possível.

O que é conta corrente?

A conta corrente é um serviço oferecido por instituições financeiras que garantem o recebimento e o envio de dinheiro de forma rápida e segura.

Em outras palavras, a conta corrente é uma “carteira digital”, por onde você movimenta sua vida financeira. Ou seja, é onde está o seu dinheiro, chegam novos recebimentos e você efetua pagamentos, além de outras atividades.

Todas as pessoas que precisam realizar transações financeiras, por menores que sejam, precisam de uma conta corrente.

Requisitos para abrir uma conta corrente

Não existem muitos requisitos para a abertura de uma conta corrente. Este tipo de conta pode ser aberta por pessoas ou empresas.

Para pessoas físicas, basta ser maior de 18 anos ou maior de 16 anos com emancipação ou acompanhamento e autorização legal de um responsável.

Além disso, é necessário apresentar documentos de identificação, como RG e CPF, comprovante de residência e, caso já possua, comprovante de renda, como contrato de estágio ou carteira de trabalho.

Grande parte das empresas que ofertam um primeiro emprego, como para jovens aprendizes, também auxiliam na abertura da conta.

Conta corrente para empresas

Para abrir uma conta corrente para empresa, ou seja conta corrente PJ (pessoa jurídica), basta que a empresa tenha um CNPJ ativo. O CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas é a identificação da empresa, como se fosse um RG.

Conta corrente para negativados

Uma dúvida comum é se negativados podem abrir uma conta corrente. A resposta é sim, é possível que pessoas com o “nome sujo” abram uma conta, uma vez que algumas instituições financeiras oferecem essa possibilidade.

Entretanto, pode ser mais difícil de encontrar essas instituições e algumas delas oferecerão somente contas correntes com poucas funcionalidades e sem disponibilidade de crédito, como cartões ou cheques.

Tipos de conta corrente: qual é o melhor para você?

Há diferentes tipos de opções de conta corrente e cada uma delas possui características específicas. Conheça a seguir os principais tipos de conta corrente e entenda qual se adequa melhor à sua realidade.

Conta corrente gratuita

A boa notícia é que toda instituição financeira tem, por regra, a obrigatoriedade de oferecer ao menos uma opção de conta corrente sem custos ao cliente. Isso é o que determina a Resolução 3.919/2010 do Banco Central.

Portanto, até mesmo os bancos mais tradicionais oferecem uma conta grátis. Já nas instituições mais novas, que oferecem contas digitais, a conta corrente grátis sempre foi o intuito.

Mesmo que essas contas não tenha muitas funcionalidades, é necessário que seja composta pelas funções básicas, mesmo que limitada.

É obrigatório: conta corrente gratuita

O Banco Central determina que todo banco deve disponibilizar ao menos um serviço de conta corrente gratuita para pessoas físicas. 

Os serviços incluídos no pacote da conta corrente gratuita são:

  • Cartão para uso da função débito;
  • Quatro saques por mês;
  • Até dez folhas de cheque por mês, caso o banco ofereça este tipo de pagamento;
  • Duas transferências bancárias entre contas da mesma instituição financeira.

Conta corrente para estudantes

Grande parte das instituições também oferecem contas correntes exclusivas para estudantes, seja de curso técnico, graduação ou pós-graduação.

Essas contas são muito semelhantes às contas correntes tradicionais, mas com isenção das taxas ou até mesmo gratuidade. A diferença para as contas grátis citadas acima é que as contas estudantis possuem limite um pouco maior para uso das funcionalidades, ainda que sejam limitadas.

Para ter direito a esta conta, caso a instituição ofereça a modalidade, basta apresentar o comprovante de matrícula. Entretanto, algumas instituições limitam alguma renda para as contas estudantis para pessoas, o que dificulta para alguns alunos.

Conta corrente com mensalidade

A conta corrente com cobrança de mensalidade possui um pacote de serviços mais vantajosos. A mensalidade paga é basicamente devido a taxa de manutenção.

Os pacotes de serviços de conta corrente com mensalidades possuem um limite maior dos serviços, alguns exemplos são:

  • 10 saques de caixa eletrônico
  • Transferências entre contas do mesmo banco ilimitadas
  • 10 extratos impressos na conta
  • Cartão de crédito e débito
  • Crédito pessoal
Vale ressaltar, no entanto, que negativados tem direito de abrirem uma conta poupança, independente de seu nome estar sujo.

Apesar da conta poupança não contar com a mesma vantagem de movimentação de dinheiro, essa é uma boa alternativa para quem quer poupar o seu dinheiro.

Como funciona a conta corrente

A conta corrente é uma modalidade de conta destinada a movimentação frequente de dinheiro através de depósitos e saques

. O indivíduo que tem uma conta corrente é chamado de “correntista”. As transações financeiras podem ser feitas a qualquer momento pelo correntista na caixa eletrônica, posto de atendimento, e Internet Banking.

Algum dos serviços essenciais oferecidos pela conta corrente são saques, talão de cheque, extrato mensal, transferência de dinheiro, cartão débito, pagamentos de conta.

A conta corrente disponibiliza um montante de crédito pré-aprovado que pode ser utilizado pelo correntista a qualquer momento. É também oferecido um cartão de débito que permite a dedução do valor diretamente da conta, podendo ser também desbloqueada a modalidade de crédito.

O correntista é cobrado uma taxa bancária por mês pelos serviços oferecido pela conta corrente. O valor da taxa bancária cobrada mudam de acordo com a frequência das transações financeiras pelo consumidor.

Os planos de serviço que permitem maior quantidade de saques e transferências, por exemplo, são mais onerosos do que os planos mais limitados. O consumidor deve se informar sobre os limites de seu plano de serviço.

Quais são os serviços da conta corrente?

Por lei, os bancos não podem cobrar os serviços básicos da conta corrente aos clientes.

De acordo com o Banco Central, os bancos são obrigados a oferecer os serviços básicos sem cobrança de taxas bancárias.

O pacote de serviço básico de conta corrente inclui fornecimento de cartão com função de débito, 4 saques por mês, duas transferências bancárias entre contas da instituição, dois extratos bancários por mês, 10 folhas de cheque por mês e consultas pela internet.

Dependendo da frequência de movimentação do consumidor, o serviço básico do banco podem não ser suficientes para atender as suas necessidades.

É recomendado que o consumidor se informe com o gerente do banco sobre os diferentes pacotes de serviços oferecidos e o valor do mesmo. A cobrança da taxa será proporcional as facilidades que o plano oferece ao consumidor.

Os serviços mais utilizados pelos correntistas são os seguintes:

Como abrir conta corrente

  1. Verifique a necessidade de abrir uma conta corrente: Há inúmeros benefícios em abrir uma conta corrente, mas isso não significa que é a modalidade de conta ideal para você. A conta corrente é destinada para indivíduos que precisam movimentar o dinheiro com depósitos e saques frequentemente, como empregados e trabalhadores autônomos. Caso a necessidade seja de poupar dinheiro, a conta poupança é ideal para você.
  2. Preencha os requisitos mínimos: Para abrir uma conta corrente é exigido que o indivíduo seja maior de 18 anos completos, ou menor de 16 anos desde que acompanhado pelos responsáveis ou emancipado. Além disso, o consumidor deve ter o nome limpo, ou seja, sem estar cadastrado em órgãos de restrição ao crédito. Também é necessário que comprove uma forma de renda, uma vez que há cobrança de tarifas bancárias e é disponibilizado crédito pré aprovado.
  3. Compare as instituições financeiras: Antes da fazer a sua conta corrente, não deixe de comparar o custo do serviço e o que está incluído em seu pacote. A taxa bancária pode ser mais onerosa dependendo do banco, e não necessariamente o serviço vai ser o mais indicado para as suas necessidades. É um erro escolher a instituição financeira para abrir a sua conta corrente apenas comparando o preço, analise se os serviços disponíveis são suficientes para você.
  4. Organize os documentos necessários: Os principais documentos necessários para abrir uma conta corrente são CPF, documento de identificação original com foto, comprovante de endereço e renda dos últimos 3 meses. O documento de identificação pode ser a identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, entre outros. Já o comprovante de renda é a carteira de trabalho e contracheque para assalariados, e imposto de renda para autônomos.
  5. Escolha um pacote de serviço: O pacote de serviço é o conjunto de serviços fornecidos pelo banco, sendo cobrado uma tarifa bancária mensal ao correntista. A escolha do pacote de serviço deve atender as necessidades de transações financeiras do consumidor. É direito do consumidor receber os serviços básicos de administração da conta corrente pelo banco gratuitamente, entretanto o serviço é limitado e afasta certas vantagens de uma conta corrente.
  6. Compareça na agência mais próxima de você: Após escolher o melhor banco para abrir a conta corrente para você, pesquise a agência mais próxima de você e compareça nela, levando os documentos principais. Algumas instituições financeiras permitem que o consumidor abra uma conta corrente pela internet, como o banco Itaú e Caixa, por exemplo.

Qual o melhor banco para abrir conta corrente?

Existem aproximadamente 50 instituições bancárias no Brasil. É tanta opção disponível para o consumidor que fica até difícil escolher qual é o melhor banco para abrir uma conta.

O lado bom do mercado ter um grande número de instituições financeiras é que a competividade para atrair clientes é maior. Em consequência disso, os bancos oferecem tarifas menores e vantagens especiais para atrair clientes.

Existem características que devem ser analisadas pelo consumidor antes de escolher um banco para abrir conta corrente. Esses aspectos vão refletir na experiência do consumidor de modo positivo ou negativado.

Para escolher o melhor banco para você abrir uma conta, considere as características abaixo:

Taxas e tarifas

O primeiro aspecto que o consumidor deve comparar antes de escolher um banco para abrir a conta corrente são as taxas e tarifas cobradas.

O serviço de manutenção da conta corrente é cobrado pelos bancos e descontado de sua conta corrente.

Além disso, as instituições financeiras podem oferecer 4 tipos de pacotes de serviços, os quais se diferenciam pelo valor e as vantagens incluídas.

Os bancos públicos são os que oferecem as menores taxas e tarifas, como o Banco do Brasil e Caixa Econômica. Entretanto, assim como mencionamos anteriormente, segundo o Banco Central do Brasil, o pacote de serviços essenciais não podem ser cobrados ao cliente.

Internet Banking

Graças a internet podemos fazer compras, estudar, e até mesmo realizar pagamentos de boletos sem sair de casa.

Hoje em dia, a maioria dos brasileiros controlam os seus saldos, fazem pagamentos de boletos e transferência de dinheiro através da internet. Os banco disponibilizam também aplicativos para smartphone, o que proporciona maior comodidade e facilidade ao consumidor.

Por isso, é importante que o internet banking do banco que você escolher funcione corretamente e proporcione a segurança para os clientes fazerem as transações bancárias sem dificuldade.

Reclamações

Uma boa maneira de saber se um banco é confiável e seguro é através da experiência de seus antigos e atuais clientes.

Pergunte aos seus amigos e conhecidos sobre a experiência deles com o banco. Procure na internet a reputação da instituição financeira e o índice de solução dos problemas de seus clientes.

O site Reclame Aqui é a maior plataforma de reclamação contra empresas, e é um bom parâmetro para ajudar em sua escolha.

Empréstimo e financiamento:

Os bancos apenas liberam empréstimos e financiamentos para correntistas, ou seja, quem tem uma conta corrente.

A conta corrente diminui o risco de inadimplência do banco, o que reflete nas taxas de juros menores do que em comparação com as financeiras.

Além disso, os bancos fornecem créditos pré-aprovado para os seus correntistas, o qual estão disponíveis a qualquer momento, sem necessidade de espera.

Verifique o valor do empréstimo pessoal e a facilidade de financiamento que o banco oferece para os seus correntistas.

Caixa eletrônico

O caixa eletrônico permite o depósito e saque de dinheiro pelo próprio cliente, dispensando que o consumidor tenha que enfrentar fila para fazer a transação no caixa da agência.

Por conta dessa vantagem, é recomendado que o consumidor pesquise a distância do caixa eletrônico do banco de sua moradia. O acesso do banco e do caixa eletrônico fazem diferença na experiência do cliente com o banco, uma vez que o comparecimento pode ser necessário em determinadas situações.

Vantagens de ter uma conta corrente

Abrir uma conta corrente proporciona facilidades que podem descomplicar e economizar o tempo do indivíduo. A

pesar das tarifas e taxas cobradas pela instituição financeira, o consumidor tem a vantagem de manter o seu dinheiro guardado em um local seguro, realizar depósitos e saques de forma rápida, além de propostas de empréstimo e financiamento.

Se você ainda não decidiu se deve ou não abrir uma conta corrente, as vantagens que citamos logo abaixo com certeza mudaram a sua cabeça. As principais vantagens de abrir uma conta corrente são:

  1. Segurança do dinheiro
  2. Parcelamento de contas
  3. Facilidade em pagamentos
  4. Acesso a empréstimo e financiamento
  5. Transferência bancária

Vale lembrar que você também pode optar pelos bancos digitais, que trabalham com conta corrente, que você pode contratar sem precisar nem sair de casa.

Além da facilida da conta corrente online, na maioria dos bancos não existem taxas de manutenção e as opçōes de investimentos são variadas e também microcrédito.

Se você ficou com alguma dúvida sobre conta corrente, deixe seu comentário ou nos conte qual banco você escolheu para movimentar o seu dinheiro!

Nosso Compromisso com a Transparência
Na Financera, temos o compromisso de te ajudar com suas finanças. Todo o nosso conteúdo obedece às nossas Diretrizes Editoriais. Somos transparentes sobre como avaliamos produtos e serviços em nosso Processo de Review e como ganhamos dinheiro em nossa Divulgação do anunciantes.

Advogada, especialista em gestão de negócios pela FGV. Atualmente cursando Pós Graduação em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC.

Compartilhe no