A Financera disponibiliza uma calculadora de taxa de juros totalmente gratuita. Com ela é possível descobrir juros cobrados em seus empréstimos ou financiamentos, além de visualizar o valor de cada parcela.
A nossa calculadora de taxa de juros é uma excelente ferramenta para quem deseja efetivamente descobrir juros cobrados ao solicitar um empréstimo ou financiamento.
Portanto, se você busca crédito, mas não tem certeza dos valores que serão cobrados, fique à vontade para utilizar a calculadora de empréstimo da Financera.
Funções da calculadora de taxa de juros
A calculadora de taxa de juros da Financera tem várias funções e, portanto, pode ser utilizada, além de calcular a taxa de juros, obviamente, para outras tarefas. Veja algumas delas:
- Calculadora de juros compostos financiamento;
- Simulador de juros;
- Calcular taxa de juros anual;
- Calcular taxa de juros mensal;
- Calcular taxa de juros diária;
- Calculadora de juros efetivos;
- Calculadora de empréstimo;
Como usar a calculadora de taxa de juros?
A calculadora de taxa de juros da Financer é completa. Desta forma, possui vários campos e pode parecer complicada de operar. Porém, para utilizar, basta inserir as informações devidas em cada campo.
Veja o que cada informação do simulador de juros significa:
- Quantia do empréstimo: valor a ser solicitado, seja em empréstimo ou financiamento;
- Taxa de juros: a taxa de juros do seu empréstimo. Pode ser mensal ou anual.
- Prazo: o tempo de pagamento deste crédito. Além de inserir o número, é importante informar se é meses ou anos. Este campo deve estar de acordo com a taxa acima. Por exemplo: se você inseriu que sua taxa de juros é 10% ao mês e você colocou 10 no campo “taxa de juros”, deve inserir “meses” no prazo.
- Taxas mensais: valores adicionais que o credor cobra mensalmente no seu financiamento. Caso não exista ou você não tem conhecimento, pode deixar em 0.
- Taxa inicial: valor adicional que o credor cobra no ato do empréstimo, podendo ser taxa de cadastro ou de emissão de documentos. Da mesma forma que anteriormente, se não existir ou você não conhecer, deixe em 0.
- Tipo de payback: informe se o seu empréstimo possui amortização ou se é com anuidade. Se não souber essa informação, deixe em “amortização”, pois é o mais comum.
- Frequência de pagamento: informe a frequência que você deve pagar as parcelas.
Como avaliar o resultado da calculadora de taxa de juros?
Após inserir estas informações, a calculadora de taxa de juros da Financera apresentará duas formas de resultado: em gráfico ou em tabela. Vamos detalhar cada uma para te ajudar a calcular taxa de juros e a descobrir juros cobrados de uma vez por todas.
Compare cenários
A calculadora de taxa de juros da Financera se atualiza instantaneamente e é gratuita. Isso quer dizer que você pode fazer várias consultas e comparar diferentes cenários: basta inserir as novas informações e ver os resultados.
Gráfico
O gráfico é a parte mais visual, para que você entenda o cenário completo, mas com menos detalhes. No meio do gráfico você pode ver o valor total a ser pago nas configurações que inseriu. Este valor é a soma do valor solicitado, das taxas de juros e de todas as taxas adicionais que você informou sobre o seu empréstimo.
Em verde você verá o valor efetivo do empréstimo ou seja, o quanto está solicitando e receberá de verdade.
Na cor vermelha estarão os custos adicionais, como taxas e quaisquer outras cobranças que não sejam juros.
E, por fim, em amarelo estão os juros. Portanto, para descobri taxa de juros, basta avaliar o número em amarelo.
Você pode clicar em cada uma das cores para ver o valor que ela está representando. Estes valores também estarão detalhados logo abaixo do gráfico.
Métrica
O resultado de métrica da calculadora de taxa de juros da Financera é uma tabela. Esta tabela é menos visual, mas te mostra detalhadamente todos os valores de cada mês do seu empréstimo ou financiamento.
Ela é formada sempre por cinco colunas (campos que ficam lado a lado) e tem o número de linhas (campos que ficam abaixo do outro) referentes ao número de pagamentos do seu financiamento.
Portanto, se você simular uma taxa de juros de pagamentos mensais em dois anos, ela terá 24 linhas. Se sua simulação for de um empréstimo de um ano, mas com pagamentos semestrais, ela terá somente duas linhas.
Já as colunas representam as informações do seu crédito. Confira cada uma:
- Data: a data de cada pagamento a ser efetuado.
- Amortização: este é o valor do empréstimo real que você pagará a cada mês. Ou seja, é a quitação do que você realmente recebeu.
- Juros: os juros são literalmente a taxa de juros. Ou seja, isso é quanto você pagará de taxas do empréstimo. Este valor começa pelo mais alto e vai caindo porque a primeira parcela é a mais longe do pagamento final e os juros são relativos ao prazo do empréstimo.
- Pagamentos: é quanto você deve pagar no mês desta linha. Este valor é sempre a soma da amortização, dos juros e, caso haja, das taxas adicionais.
- Dívida pendente: o valor que você ainda estará devendo após efetuar este pagamento. Ou seja, quanto ainda resta da sua dívida.
Quer calcular taxa de juros que você economizaria com o pagamento antecipado de parcelas? Conheça a calculadora de amortização da Financera.
O que significa taxa de juros?
A taxa de juros significa o valor que o credor te cobrará pelo empréstimo. Ou seja, é quanto você pagará ao credor pelo tempo em que ele ficará sem este valor nas contas dele. Este valor não leva em conta taxas adicionais.
As taxas adicionais entram no Custo Efetivo Total (CET), que compreende todos os valores cobrados pelo empréstimo. Além da taxa de juros, entram também tarifas adicionais, seguros e impostos, por exemplo.