Passo a passo para sacar dinheiro “esquecido” em bancos
- 08/01/2025
- 3 minutos de leitura
- 250 leituras
Mais de 38 milhões de brasileiros possuem valores a receber, de acordo com o Banco Central do Brasil. Mas como saber se você tem ‘dinheiro esquecido’ no banco? Veja um passo a passo.
O ano de 2025 pode trazer um dinheiro extra para muita gente, isso porque existem mais de R$10 bilhões em valores a serem recebidos por brasileiros. O grande ponto chave é que a grande maioria nem sabe disso.
Esses recursos financeiros são provenientes de benefícios que não foram sacados, saldos positivos esquecidos em contas poupanças e cotas do PIS/PASEP, por exemplo, que ainda estão guardados nas instituições bancárias.
Como resgatar o “dinheiro esquecido” em bancos
Para realizar a consultar e saber se tem valores a receber, siga o passo a passo abaixo.
Passos
Acesse a página do Banco Central
Acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico.
Preencha seus dados
Insira seu CPF e a sua data de nascimento. Então clique em Consultar.
Confirme sua identidade pelo gov.br
Agora, é necessário confirmar sua identidade por meio do gov.br. Clique no botão que aparece na página e faça login no sistema do governo.
Confira o resultado
Pronto. Agora é só voltar para o sistema e ver o resultado. Se você tiver algum valor a receber, pode transferi-los para a sua conta.
Não tenho dinheiro esquecido. E agora?
Se você está precisando de uma grana e tava contando com um valor a receber, não se desespere, existem outras opções.
Você já ouviu falar de empréstimo pessoal, certo? Mas você sabia que eles estão cada dias mais fáceis de se conseguir? Até mesmo para pessoas com o nome negativado é simples.
Utilize o buscador de empréstimos da Financera e conheça ofertas pré-aprovadas.
De onde vem o dinheiro esquecido
Estes valores podem ser de várias fontes. São elas:
- Contas bancárias, corrente ou poupança, que foram encerradas com saldo disponível e não retirado;
- Algumas parcelas ou tarifas correspondentes a operações de crédito e que possam ter sido cobradas indevidamente pelo banco;
- Cotas de capital e rateio de sobras de beneficiários de cooperativas de crédito;
- Valores disponíveis e ‘abandonados’ que estão relacionados a grupos de consórcio.
Cuidado com os golpes
Aqui, deixamos um alerta! Cuidado com os golpes do ‘dinheiro esquecido’. Algumas pessoas mal intencionadas tem usado o pretexto deste beneficio para enganar os cidadãos. Por isso, muita atenção ao utilizar a internet para consultar os valores.
Não acredite em mensagens de WhatsApp, SMS, Telegram ou e-mails que ofereçam qualquer tipo de ajuda para resgatar o dinheiro do banco ou mesmo adiantar parcelas. Nunca forneça seus dados a desconhecidos e procure sempre os canais oficiais do governo para realizar a consulta.
Não deixe de compartilhar essa boa notícia sobre valores esquecidos no banco com seus amigos e nas redes sociais! Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário logo abaixo!