Como viajar no carnaval gastando pouco dinheiro

  • 07/05/2024
  • 2 minutos de leitura
  • Read Icon 1791 leituras

O carnaval é a época do ano que a maioria dos brasileiros fazem uma viagem com seus amigos ou família. Durante o período do feriado, há opções de viagens para todos os gostos – quem gosta de curtir blocos de carnaval até quem prefere o sossego de uma praia.

Entretanto, o que pode ser uma dor de cabeça para quem quer viajar no carnaval são as finanças. O começo do ano também é repleto de despesas como IPTU, material escolar, taxas de matrícula, etc. A boa notícia é que é possível gastar pouco dinheiro ao viajar no carnaval.

Trouxemos 5 dicas para quem quer viajar no carnaval de forma barata e economizando dinheiro. Vejamos:

1. Defina o seu orçamento financeiro

Para uma vida financeira mais equilibrada e organizada, é necessário que o individuo tenha o hábito de verificar seu orçamento mensal. O orçamento é uma forma de gerenciar a sua renda e seus gastos, o que possibilita o controle de suas economias.

Através do orçamento financeiro, você vai descobrir o montante de dinheiro que você tem disponível para gastar durante o carnaval. É esse valor que vai estabelecer as suas opções de viagem, e não o contrário. Isso possibilita que você economize dinheiro, sem gastar mais do que tem em seu bolso.

2. Pesquise destinos alternativos

O carnaval é uma temporada em que as pessoas aproveitam para viajar, principalmente para as grandes cidades e praias mais populares. Inevitavelmente, a demanda cresce em determinados destinos, o que reflete em preços altos.

Uma boa dica é escolher os destinos de carnaval mais alternativos para que você gaste menos dinheiro e descanse mais. Fortaleza, Bonito, Curitiba, Campos do Jordão são algumas das cidades que são baratas para visitar durante o carnaval.

3. Chame o seu grupo de amigos e familiares

Transporte, alimentação, gasolina, diária de hotel são algumas das despesas que nós temos quando viajamos. Elas podem parecer pequenas à primeira vista, mas quando somadas pode tornar uma simples viagem em um gasto alto para o nosso bolso.

Aproveite a animação do carnaval para convidar os seus amigos e familiares para a viagem. Quanto mais pessoas decidirem fazer a viagem com você, mais economia para o seu bolso e mais curtição. Dividindo a despesa com mais pessoas possibilita até mesmo maior qualidade na viagem.

4. Planeje a sua viagem com antecedência

A falta de planejamento de viagem faz com que os gastos aumentem por conta dos improvisos e compras de última hora. O planejamento deve ser feito com maior antecedência possível para que você organize as suas economias de acordo com a viagem.

Estabeleça o lugar para onde você deseja viajar, os restaurantes que os moradores locais frequentam, o meio de transporte mais acessível, etc. Definir os lugares que você pretende frequentar possibilita que você leve o dinheiro necessário para gastar, não sendo pego desprevinido.

5. Faça a comparação de preços

A comparação de preço é uma etapa fundamental para quem quer gastar menos dinheiro comprando mais barato. Durante o carnaval é comum que o comércio suba os preços dos produtos e serviços, tornando eles mais caros, seja alimentos, fantasias e até meio de transportes.

Evite comprar o que é necessário para o seu carnaval encima da da hora. Faça uma comparação de preços, visitando pelo menos 3 lojas ou supermercados antes de fazer as suas compras. O valor pode diminuir até 50% dependendo de qual estabelecimento você escolha gastar o seu dinheiro.

Esse artigo foi útil?

Seja o primeiro a dar feedback

Uma advogada que se interessou pelo mundo das finanças e decidiu ajudar as pessoas a organizarem as suas vidas financeiras.

Compartilhe no
Read Icon 1791 leituras

Explore nossas seções